quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A importância da contação de história no espaço escolar

1-Introdução

   
Presente texto tem como objetivo ressaltar o grande valor da contação de história no espaço escolar e também para o desenvolvimento cognitivo da criança. Porém com o avanço da tecnologia, é cada vez mais difícil incentivar as crianças e adolescentes a sentir o prazer de uma leitura e/ou de ouvir uma boa história. E assim, torna-se cada vez mais um grande desafio para o educador, criar meios a desenvolver na criança esse gosto e prazer pela leitura.
    Desta maneira o educador, que compreende que a contação de história é um grande auxílio em suas práticas pedagógicas, nos anos iniciais na educação escolar da criança irá refletir buscando meios de inserir nas suas práticas diárias, a contação de história, com o objetivo de cada vez mais estimular e desenvolver o gosto pela leitura no ambiente escolar. Pensando assim, cabe ao educador buscar recursos que possa desenvolver esse gosto, pois em sim, o ato de contar uma história desperta sentimentos de afetividade, além de desenvolver cada vez mais a criatividade na criança. E assim, para que essa prática ocorra de maneira favorável, é preciso que o educador identifique meios e recursos necessários para ser um bom contador de história, pois desta forma saberá valorizar todos os aspectos da história.

2-Refletindo sobre a arte milenar de contar história

  Antigamente o ato de contar história despertava interesse e admiração aos que ouviam, mesmo sendo a contação de história em  certa época considerada inferior à escrita, desta forma o contador de história se tornou uma pessoa importante, visto que suas história permitiam além do prazer, o desenvolvimento da imaginação e afetividade nas pessoas. E assim, na Idade Média, o contador de história passou a ser uma figura, que transmitia respeito em todos os lugares, certo de ser alguém muito importante.
  O ato de contar história na Idade Média, como na atualidade, apresenta-se como um meio de conservar valores culturais, assim como, a propagação de novos conhecimentos por meio das histórias.


3-Valorizando a contação de história no espaço escolar
A contação de história, sendo uma fonte de prazer, e de desenvolvimento no processo cognitivo de aprendizagem da criança, deve surgir como suporte ao educador nas suas práticas, e assim o mesmo deve relevar que o ato de contar história, não deve ser algo realizado de qualquer maneira. COELHO (1995) diz:  “constatada a importância da história como fonte de prazer para criança e a contribuição que oferece ao seu desenvolvimento, não se pode correr o risco de improvisar.” Porque quando uma criança ouve uma boa história, sua imaginação e sentimentos de valores são resgatado, porque esse momento é essencialmente importante ao sujeito, porque muitas são a história que ficam registrado na sua infância,  levando por toda a sua vida.
Sendo assim, é essencial que o educador perceba que as histórias devem ser condizentes com a realidade de vida do educando. Porque da mesma maneira que a história restaura e liberta, ela pode aprisionar. E para que esse interesse seja despertado cada vez mais pela criança é importante que seja de acordo com a faixa etária e a realidade socioeconômica dos ouvintes.
Outro aspecto que não deve deixar de ser esquecido sobre a contação de história, no espaço escolar, é que mesmo sendo, essa prática um bom recurso na aprendizagem, jamais deve ser utilizado como avaliação, porque perderá todo seu real papel de ser fonte de alimento a imaginação e criatividade da criança, deixando de ser um momento prazeroso, para ser mais uma cobrança nesse sistema educacional que favorece a uma  avaliação, que muitas vezes só pune no lugar de avaliar o desenvolvimento da criança, de maneira positiva incentivando cada vez seus interesses na novas descobertas de conhecimento.
Portanto o momento da contação de história deve ser valorizado pelo educador, de forma que possa desenvolver a oralidade e explorar a criatividade  da criança.
 Nesta perspectiva, sabendo do real valor que a história proporciona ao educando, se faz pertinente que educador, estude a história e estimule a interação no ambiente que está se desenvolvendo a mesma, levando o educando a participar sempre que possível da história. Isso não quer dizer que estudar a história significa decorar ao pé da letra até porque segundo Coelho(1995) “Estudar uma história é em primeiro lugar, captar a mensagem que nela está implícita e, em seguida, após algumas leituras, identificar os seus elementos essenciais, isto é que constituem a sua estrutura”. Até porque decorar uma história não é nada fácil.

4-Recursos utilizados na contação de história
Para que a contação torne-se estimulante e desperte o interesse na criança é preciso buscar recursos que incentive a imaginação e a criatividade da criança e assim vários são os recursos como: gravuras, cantigas, o flanelografo, fantoches e livros, e também não só o material físico, como a voz do contador o corpo e o olhar são essencialmente necessário para que a história seja atrativa a quem está ouvindo. Agindo desta maneira o contador vai tornando esse momento rico na valorização da oralidade.

5-Considerações finais
A contação de história sendo uma fonte enriquecedora de alimento a imaginação e a criatividade da criança, faz se pertinente, que o educador reconheça a sua importância e busque na sua caminhada profissional cada vez mais se aperfeiçoar como um bom contador de história, desenvolvendo a identidade e autonomia da criança, resgatando e conservando valores culturais. Promovendo um prazer pela leitura através do ato de contar. 


Referências

 COELHO,Betty.Contar história uma arte sem idade.

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