Brincadeira
e Educação
A Educação exerce grande contribuição sobre o desenvolvimento
do individuo, e pensando na Educação infantil, percebemos que representa o
inicio de todo processo de construção e de aprendizagem que a criança percorrerá, ou
seja, a sua trajetória de construção de conhecimento dentro do espaço
educacional.
Compreendendo a pré-escola como fator essencial na educação
do individuo devemos ter um olhar especial de importância para o ato da criança
brincar, pois a brincadeira é uma atividade de integração e socialização.
O processo de construção de conhecimento, desenvolvimento
social e cognitivo da criança acontece a partir da experiência social e de integração que a criança vivência desde o
nascimento, pensando assim percebemos que por ser a brincadeira lúdica e
espontânea, a criança sente-se livre onde sua criatividade se faz presente.
Logo podemos ver na brincadeira uma ferramenta de valor fundamental nas
práticas sociais e complementares do espaço escolar. É preciso que a
instituição escolar assim como o educador traga na sua concepção a importância
do brincar para que o processo de aprendizagem ocorra de forma
que a criança sinta-se livre e autônoma no seu desenvolvimento social e
cognitivo.
Neste sentido de construção podemos compreender que quando a
criança brinca ela constrói a sua realidade, criam situações, hipóteses,
tornam-se sujeitos privilegiados independentes de seus pensamentos e ideias
sendo assim remete a Wapskop:
Na
vivência desses conflitos as crianças podem enriquecer a relação com seus
coetâneos, na direção da autonomia e cooperação compreendendo e agindo na
realidade de forma ativa e construtiva.(p.33)
Por ser
considerado a brincadeira um período
fundamental na pré-escola é preciso que o educador possa criar situações para
estimular a criança nesse lúdico do brincar para que ela possa transformar e
produzir novos significados.
Segundo a autora
Wapskop é preciso criar mecanismo para possibilitar que a criança possa
desenvolver melhor o processo de aprendizagem. Logo a brincadeira pode ser
compreendida como produção social e cultural da sociedade.,Portanto inserir a
ludicidade no ambiente escolar deve ser visto como uma necessidade não como
algo que deve ser descartado, pois
jamais brincadeira deve ser colocada como perda de
tempo no processo de construção de aprendizagem.
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