sábado, 8 de dezembro de 2012


Brincadeira e Educação

A Educação exerce grande contribuição sobre o desenvolvimento do individuo, e pensando na Educação infantil, percebemos que representa o inicio de todo processo de construção e  de aprendizagem que a criança percorrerá, ou seja, a sua trajetória de construção de conhecimento dentro do espaço educacional.
Compreendendo a pré-escola como fator essencial na educação do individuo devemos ter um olhar especial de importância para o ato da criança brincar, pois a brincadeira é uma atividade de integração e socialização.
O processo de construção de conhecimento, desenvolvimento social e cognitivo da criança acontece a partir da experiência social e de  integração que a criança vivência desde o nascimento, pensando assim percebemos que por ser a brincadeira lúdica e espontânea, a criança sente-se livre onde sua criatividade se faz presente. Logo podemos ver na brincadeira uma ferramenta de valor fundamental nas práticas sociais e complementares do espaço escolar. É preciso que a instituição escolar assim como o educador traga na sua concepção a importância do brincar  para que  o processo de aprendizagem ocorra de forma que a criança sinta-se livre e autônoma no seu desenvolvimento social e cognitivo.
Neste sentido de construção podemos compreender que quando a criança brinca ela constrói a sua realidade, criam situações, hipóteses, tornam-se sujeitos privilegiados independentes de seus pensamentos e ideias sendo assim remete a Wapskop:
Na vivência desses conflitos as crianças podem enriquecer a relação com seus coetâneos, na direção da autonomia e cooperação compreendendo e agindo na realidade de forma ativa e construtiva.(p.33)
Por ser considerado a brincadeira  um período fundamental na pré-escola é preciso que o educador possa criar situações para estimular a criança nesse lúdico do brincar para que ela possa transformar e produzir novos significados.
Segundo a autora Wapskop é preciso criar mecanismo para possibilitar que a criança possa desenvolver melhor o processo de aprendizagem. Logo a brincadeira pode ser compreendida como produção social e cultural da sociedade.,Portanto inserir a ludicidade no ambiente escolar deve ser visto como uma necessidade não como algo que deve  ser descartado, pois jamais brincadeira deve ser colocada como perda de tempo no processo de construção de aprendizagem.






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