domingo, 3 de abril de 2011

A praxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século xx.

Bonilla, inicia o texto falando das diversas idéias de ordem que podem ser comparadas na cosmovisão da sociedade Medieval,  a Moderna e Contemporânea. A sociedade Medieval era sustentada na religião e filosofia já a moderna está relacionada a maneira como se pensa e a associada à linguagem e às técnologias da escrita. A autora fala muito das transformações ocorridas ao longo tempo, e que a igreja já não é mais o centro do poder , ou seja, a verdade agora é outra. A visão  é de uma sociedade moderna com grandes mudanças, onde exista um futuro com pensamentos mais humano e sensível, onde haja o rompimento de um modelo tradicional de educação em que o professor já não é mais centro do processo educacional, e que o ensino seja adequado ao interesse do educando, onde a escola esteja voltada para subjetividade do aluno. Neste contexto aprendizagem torna-se um processo de descoberta. No entanto a autora questiona que muitas das escolas exerce a função de só transmitir conhecimento, ou seja, trancada a exterioridade.
É importante que haja uma grande mudança em sala de aula pois muitos dos professores não sabem como trabalhar com essas transformações, ou não conseguem acompanhá-las.
A autora deixa claro a vontade de que o processo ensino aprendizagem acompanhe essas transformações principalmente as tecnológicas, seja dentro ou fora da escola para que todos fiquem ligados a essa nova realidade da sociedade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário